quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"A MISSÃO DA IGREJA NA SOCIEDADE"




Quando se fala em Igreja se fala em Missão, já que "a Igreja nasce da missão e existe para a missão" (DGAE 2011, 76). A Campanha Missionária deste ano, vem lembrar que "Missão é Servir" a humanidade e que a obra de evangelização é dever fundamental do povo de Deus e da Igreja Missionária. Viver a missão é partilhar a vida, é ir ao encontro das pessoas acolhendo-as em suas dores e sofrimentos, é ser uma Igreja "em saída", como afirma o Papa Francisco, mostrando que a comunidade dos fiéis sabem tomar iniciativa, sem medo de ir ao encontro dos que mais sofrem.
Hoje, são muitos os missionários que colocam-se a serviço da missão. Praticam o amor pelas pessoas ajudando-os a reivindicar seus direitos demonstrando a doutrina social da Igreja. Para muitos é um sacrifício estar longe da família, dos costumes, do país, mas quando se tem amor para viver a vida missionaria nada impede a prática de abraçar e ajudar irmãos desconhecidos. O Papa Francisco pede que "rezemos para ter um coração puro que abrace os imigrantes" que se completa com a frase de Dom João Batista Scalabrini: "Ah! a oração, não a esqueçais nunca. É a eficácia e a fecundidade da pregação evangélica".
Missão é ser solidário com as várias realidades dos povos, vivendo com eles suas dores, angústias e alegrias, que se confirmam através da palavra de São Paulo: "Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!" ( 1 Cor 9, 16). O Evangelho é a fonte de alegria, libertação e salvação para todos os homens, por isso tem uma grande importância na vida dos missionários espalhados pelo mundo. Portanto, ser um Jovem Missionário e estar a serviço da comunidade requer amor pela missão, alegria em anunciar a Boa Nova, viver como Jesus viveu sem hesitar em ajudar o próximo.

Samilly Oliveira, Paróquia São João Paulo II –
JM Acaracuzinho - Maracanaú - CE.
06/10/2015

Nenhum comentário: